Luiz Fux tem nas mãos o poder para decidir sobre representações no STF contra o Juiz de Garantias

Luiz Fux tem nas mãos o poder para decidir sobre representações no STF contra o Juiz de Garantias.

Segundo, O Antagonista, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, assumiu neste domingo (19), o comando do recesso do STF, no lugar do presidente da Crte Dias Toffoli, e pode decidir o futuro das ações contra o juiz de garantias.

Fux recebeu em suas mãos nesta segunda-feira (20), as representações apresentadas pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, a CONAMP, mas uma ação que contesta a constitucionalidade do dispositivo de Juiz de Garantias.

A entidade pede uma liminar para suspender a criação do Juiz de Garantias, o que poderá ir além dos 180 dias estabelecidos pelo presidente do STF, Dias Toffoli.

Diferente de Toffoli, o ministro Luix Fux é contra a criação do juiz de garantias. Ele chegou a ligar para o colega para que ele concedesse um prazo de seis meses para a estruturação do instituto na semana passada.

Agora, como relator das ações contra o Juiz de Garantias, Fux pode alegar que tomou ciência de aspectos mais específicos que ficam disponíveis e a cargo do relator analisar. Ele poderá usar as ações da CONAMP para avançar sobre Toffoli. Interlocutores afirmaram ao site o Antagonista que há chances disso ocorrer.

A CONAMP aponta que a lei do juiz de garantias contraria o sistema acusatório, os princípios da isonomia, da razoabilidade, da proporcionalidade, a titularidade da ação penal, o princípio do juiz natural imparcial, o princípio da inércia da jurisdição e autonomia dos Ministérios Públicos e dos Tribunais de Justiças. Para a CONAMP, são necessários no mínimo 180 dias par a estruturação diante da rotina dos Procuradores-Gerais. Portanto, se Fux quiser avançar, já tem o caminho.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Luiz Fux tem nas mãos o poder para decidir sobre representações no STF contra o Juiz de Garantias

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Selecionadas Pra Você