MEC distribuirá chips com internet para estudantes federais

MEC distribuirá chips com internet para estudantes federais, previsto para atender inicialmente 400 mil alunos.

Nesta segunda-feira (17) foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), detalhes sobre o projeto de distribuição de internet, para cerca de 400 mil alunos de instituições federais, que possuem situações precárias quando se diz respeito ao acesso do mundo virtual.

O MEC se adaptou à duas formas de distribuição: alunos que possuem acesso à rede, terão direito ao plano de dados com créditos de 10 GB a 40 GB. Já aqueles que não possuem acesso, receberão um chip com plano pré-pago com capacidade de 5 GB a 40 GB. Milton Ribeiro, ministro da educação, relatou que a iniciativa chegou “um pouquinho tarde”.

“Houve um dellay. Foi um pouquinho tarde para tomarmos essa iniciativa, mas vocês têm que concordar conosco que o percurso administrativo que as coisas públicas possuem, toda a nossa burocracia interna, nos torna um pouco mais lentos. E isso naturalmente foi uma das causas pelas quais a gente demorou um pouco mais do que aparentemente, seria razoável para poder oferecer o que estamos oferecendo.” disse o ministro.

Entretanto, já havia sido relatado o início do projeto em 1º de julho sem muitos detalhes de como seria e nem a previsão de gastos, agora, de acordo com o Ministério da Educação, foram escolhidas duas empresas para fazer o serviços, sendo elas: Algar e Claro. Mas, caso em determinada região não possuir sinal, pode haver o contratamento de outras empresas. A previsão de gastos para a execução do programa está previsto em R$ 24 milhões.

MEC faz levantamento dos estudantes vulneráveis à situação atual

De acordo com o levantamento feito pelo MEC, são aproximadamente 900 mil estudantes em vulnerabilidade em rede federal. Primeiramente serão atendidos 45% desses estudantes, sendo eles divididos em grupos com: renda familiar mensal até meio salário mínimo, renda até um salário mínimo, e renda até um salário mínimo e meio, tendo prioridade respectivamente.

Conforme Wagner Vilas, secretário de Educação Superior do MEC, de 69 universidades federais brasileiras, 25 delas estão com aulas remotas. São 72 mil alunos desamparados que serão atendidos nesse primeiro momento, e ainda há recurso para atender outros alunos que decidirem retornar as aulas conforme a realidade. A universidade fica responsável em determinar de qual maneira e que o necessário será para o estudante receber esse benefício.

Por outro lado, a intenção é alcançar 175 mil alunos da Educação Básica federal, que atualmente são 15 escolas com aulas remotas, e a previsão é que as outras 16 comecem a pratica até final do mês.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

MEC distribuirá chips com internet para estudantes federais

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Selecionadas Pra Você