STF decide pela inconstitucionalidade da reeleição de Maia e Alcolumbre

STF decide pela inconstitucionalidade da reeleição de Maia e Alcolumbre, para presidentes do Congresso Nacional.

O Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu neste domingo (06/12), por maioria, em Plenário Virtual, que os atuais presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), não podem se candidatar à reeleição aos postos.

O voto decisivo foi dado pelo presidente do Supremo, ministro Luiz Fux. Antes, o Plenário já havia formado maioria para barrar uma nova candidatura de Rodrigo Maia, eleito como presidente por dois mandatos consecutivos. Já a situação de Davi Alcolumbre estava pendente.

O julgamento da ação protocolado pelo PTB, partido liderado por Roberto Jefferson começou na última sexta-feira (04/12) e estende até o fim da próxima semana.

Os 11 votos já foram registrados, mas, até que o resultado seja proclamado, os ministros ainda podem mudar de posicionamento.

Sobre uma eventual reeleição de Maia foram 7 votos contra e 4 votos a favor. Já para uma eventual reeleição de Alcolumbre foram 6 votos contra e 5 votos a favor.

Em publicação no Facebook, o deputado estadual de São Paulo, Gil Diniz (Sem Partido), que é Bolsonarista, comentou o “lapso de memória” dos ministros que votaram pela Inconstitucionalidade da reeleição.

“Num raríssimo lapso de consciência, o STF decidiu por maioria em plenário virtual, que os atuais presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, não podem se candidatar à reeleição para os postos.” criticou Gil Diniz.

STF decide pela inconstitucionalidade da reeleição de Maia e Alcolumbre

Para reeleição de Rodrigo Maia:

  • 7 votos contra: Kassio Nunes Marques, Marco Aurélio Mello, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Luiz Fux;
  • 4 votos a favor: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski;

Reeleição de Davi Alcolumbre:

  • 6 votos contra: Marco Aurélio Mello, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Luís Fux;
  • 5 votos a favor: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski.

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Selecionadas Pra Você