Augusto Aras afirma que delação dos irmãos Batista não fez cessar o “modo de vida criminoso”

Procurador-Geral da República (PGR) Augusto Aras afirma que delação dos irmãos Batista não fez cessar o “modo de vida criminoso”.

Augusto Aras enviou um documento ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a extinção dos acordos de colaboração premiada dos irmãos Joesley Batista e Wesley Batista, além dos executivos Ricardo Saud e Francisco de Assis.

Segundo Aras, “A PGR deparou-se com evidências de uma situação constrangedora, marcada por traços de deslealdade de rara gravidade: os então colaboradores cooptaram um procurador da República, ex-integrante da equipe da Lava-Jato, para lhes auxiliar na negociação da colaboração premiada que viria a ser firmada no futuro, certamente por suporem que esse Procurador poderia ajudá-los a obter condições mais favoráveis junto à PGR”.

Augusto Aras afirma que delação dos irmãos Batista não fez cessar o “modo de vida criminoso”

O PGR defende que a delação não tem como única finalidade “municiar a Polícia e o Ministério Público de elementos probatórios aptos a tornar mais eficaz a persecução e a repressão de infrações penais de elevada gravidade”.

Segundo o PGR, “O acordo de colaboração premiada também o locus onde o colaborador confessa suas práticas criminosas, compromete-se a cessá-las e, dali por diante, porta-se com respeito às leis e às regras morais que regem a convivência em sociedade”

Além disso, “Trata-se de um compromisso ético de, após refletir sobre a reprovabilidade do seu comportamento, afastar-se do estilo de vida até então adotado. Nesse sentido, o acordo de colaboração premiada tem por finalidade ser um espaço de redenção para o colaborador”

Aras destaca que nesse contexto, o MPF, “não pode persistir numa relação contratual travada com pessoas que demonstraram, por mais de uma vez, que o conteúdo ético e moralizador do acordo de colaboração premiada não é capaz de fazer cessar o seu modo de vida criminoso e arrefecer o seu ímpeto por lucro fácil”.

Acesse nosso site e fique por dentro das notícias mais importantes no seu dia a dia aqui em nosso site Jornalista Welesson Oliveira.

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Selecionadas Pra Você