Auxílio emergencial: senador apresenta hoje novo texto

Auxílio emergencial: senador apresenta hoje novo texto

Auxílio emergencial: senador apresenta hoje novo texto; Medida beneficiará cerca de 40 milhões de pessoas; valor das parcelas ainda está em discussão.

O texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que viabilizará a nova rodada do auxílio emergencial deve ser apresentado nesta segunda-feira, 22.

A relatoria é do senador Márcio Bittar (MDB-AC). Líderes partidários esperam que a medida seja votada ainda esta semana. O texto trará uma “cláusula de calamidade”, que abre espaço no orçamento para o pagamento do benefício de março a junho.

O foco serão famílias de baixa renda e trabalhadores informais. Estima-se que o valor das parcelas será fixado em R$ 300.

A PEC permite a suspensão de parte das regras fiscais pelo tempo que for necessário de modo que o governo consiga custear o benefício fora do teto de gastos, regra que limita as despesas da União.

A retomada do benefício é um consenso entre o governo federal e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), depois de pressão política e a escalada de novos casos de covid-19 no país. Encerrado em dezembro, o programa beneficiou 68 milhões de pessoas, com R$ 294 bilhões.

Em linhas gerais, a PEC vai trazer mecanismos com a finalidade de dar base jurídica a uma nova despesa. Depois da votação no Senado, a medida ainda precisa ter o aval da Câmara dos Deputados.

Por ser uma emenda constitucional, o texto não depende de sanção do presidente Jair Bolsonaro, mas apenas de promulgação pelo Congresso Nacional.

Após votação em dois turnos no Senado, a PEC deve passar por duas votações na Câmara antes de entrar em vigor. Cerca de 40 milhões de pessoas serão alcançadas pela iniciativa.

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Auxílio emergencial: senador apresenta hoje novo texto

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…