Bolsonaro faz discurso no Prosul pró-reformas e agenda liberal

Bolsonaro faz discurso no Prosul pró-reformas e agenda liberal; Presidente participa de reunião ao lado de Ernesto Araújo e Paulo Guedes.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, fez um discurso favorável a reformas e à agenda liberal ao participar, por videoconferência, da VI Reunião Extraordinária de Presidentes do Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul (Prosul). Ao lado do presidente, no encontro, estavam o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Bolsonaro afirmou que o governo está firmemente determinado a aprovar iniciativas que vão permitir o crescimento sustentável do país nos próximos anos, como a reforma administrativa, a tributária, a nova lei de falências e a privatização de empresas estatais.

O presidente disse ainda que o governo vai atuar para aprovar os marcos regulatórios de petróleo e gás, infraestrutura viária, saneamento e bioeconomia, de modo a aumentar e melhorar o ambiente de negócios e incentivar investimentos.

O chefe do Planalto também destacou que as medidas de enfrentamento da pandemia de covid-19 possibilitaram que o Produto Interno Bruto (PIB) de 2020 caísse 4,1%, “menos da metade da queda projetada por especialistas no início da pandemia”.

No Boletim Focus, porém, a mediana mais negativa foi de -6,59%, em julho.

– Com as medidas tomadas pelo nosso governo, iniciamos a recuperação já no quarto trimestre de 2020, com crescimento de 3,2% ante o trimestre anterior – disse Bolsonaro.

No terceiro trimestre, já houve retomada, de 7,7%.

Em relação às políticas ambientais, Bolsonaro ressaltou que o desafio no pós-pandemia é aumentar os investimentos para o desenvolvimento sustentável e a infraestrutura.

“Consideramos que o maior desafio no pós-pandemia é aumentar os investimentos para financiar o desenvolvimento sustentável na nossa região. O Prosul nos proporciona uma ótima oportunidade de coordenação para o enfrentamento deste desafio e a retomada econômica deste desafio”, disse ele, destacando como fundamental o apoio de instituições como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com representantes presentes ao evento.

Segundo Bolsonaro, o governo tem “todo interesse” na participação do setor privado nos projetos de infraestrutura, especialmente no Programa de Parcerias Público-Privadas (PPI).

Bolsonaro faz discurso no Prosul pró-reformas e agenda liberal

– Em um cenário de forte pressão sobre as finanças públicas, é crucial promover concessões e parcerias público-privadas que mobilizem recursos para o desenvolvimento do Brasil – afirmou Bolsonaro.

O presidente disse que o governo quer avançar nas áreas de transporte, logística e saneamento urbano. Ele ainda agradeceu ao “alinhamento do BID” a essas prioridades em sua estratégia no Brasil.

– O banco tem contribuído com nossos esforços para fortalecer o ambiente de negócios brasileiro e tornar o Estado mais eficiente – declarou.

Em seu discurso, Bolsonaro afirmou que a região precisa redobrar os esforços conjuntos na luta contra o narcotráfico e o terrorismo.

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Notícias do Dia