Brasil tem três vacinas em fase pré-clínica, diz ministro da Ciência...

Brasil tem três vacinas em fase pré-clínica, diz ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes

Brasil tem três vacinas em fase pré-clínica, diz ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, foi o entrevistado do programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan, desta quarta-feira, 20, e falou sobre os esforços do governo do presidente Jair Bolsonaro destinados à produção de vacinas contra a Covid-19.

De acordo com Pontes, o país possui hoje três vacinas em fases pré-clínicas, aguardando o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os testes clínicos.

“Começamos financiando o desenvolvimento de 15 protocolos de vacinas. Cada uma delas com uma metodologia. Existem maneiras diferentes de tratar um problema: vírus inativado, outras usam RNA. Investimos em vários protocolos pensando na estratégia de termos conhecimento e infraestrutura para o desenvolvimento de vacinas. Dentro desse contexto, três delas avançaram mais e chegaram à fase pré-clínica”, disse o ministro.

Marcos Pontes também foi questionado pelo comentarista da Jovem Pan, Augusto Nunes, sobre a dependência da importação de insumos da China e da Índia para a produção das vacinas no Brasil.

O país depende de matéria-prima para a fabricação da CoronaVac e do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca.

Até o momento, há apenas 6 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan – a imunização foi iniciada no domingo, 17, no estado de São Paulo. Para o ministro, a demora no envio das matérias-primas se deve à crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

Brasil tem três vacinas em fase pré-clínica, diz ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes

“Essa é a pergunta mais cara de tudo isso. De certa forma, houve uma migração da produção para alguns países. Por questões de facilidades de montagem, tempo de entrega e assim por diante. Se tornou confortável, ao longo do tempo, a produção em outros países. Contudo, notamos na pandemia a dificuldade para a importação de EPIs, ventiladores, reagentes para testes e agora das próprias vacinas, o que é uma evidencia de que, em um momento de crise, os países se fecham para suas necessidades e os países que dependem disso acabam prejudicados. Temos que ter nessas áreas, como equipamentos de saúde, a produção e o desenvolvimento dessa tecnologia no nosso país. Por isso a nossa briga para obter recursos para que isso seja feito nacionalmente. É o que defendo aqui no governo”, disse.

O ministro também afirmou que “a única arma para vencer vírus é a ciência”.

“Através de pesquisas de vacinas, sequenciamento do vírus para conhecer detalhes de cada um deles, trabalho com tratamentos, medicamentos. Isto é trabalho da ciência”.

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…