Cada vez mais falida, Cuba amplia atividades permitidas...Confira!

Cada vez mais falida, Cuba amplia atividades permitidas à iniciativa privada mostrando o fracasso do socialismo

Cada vez mais falida, Cuba amplia atividades permitidas à iniciativa privada mostrando o fracasso do socialismo.

Pressionada por uma grave crise econômica, a ditadura castrista decidiu ampliar a participação do setor privado na economia cubana.

O regime anunciou neste sábado (6) que as empresas independentes e privadas terão capacidade para operar em cerca de 2 mil atividades econômicas; Até então, o número estava limitado a 127.

A decisão, anunciada em julho passado como forma de estimular a economia durante a pandemia, foi comemorada por abrir oportunidades de negócios para os ‘autônomos”, eufemismo usado pelo governo para identificar o setor privado. Na ilha, as empresas estatais respondem hoje por 85% da economia.

Pouco mais de 100 atividades econômicas serão limitadas ao setor público. Embora as exceções não tenham sido reveladas, analistas acreditam que elas se relacionam com áreas de comunicação, saúde, defesa e outras que a ditadura considera estratégicas.


Cuba registrou no ano passado uma queda de 11% em sua economia, mas já experimentou uma carência de contribuições básicas para a população. O fim do programa Mais Médicos em vários países, como o Brasil, as sanções dos EUA e a crise do petróleo na Venezuela, são alguns dos fatores que já afetaram a economia da ilha antes da pandemia.

Quando Raúl Castro era presidente de Cuba, a ditadura começou a autorizar a tímida participação na iniciativa privada, mas nos últimos anos deu um passo atrás, impondo restrições a essas atividades.

Com a crise econômica exacerbada pela pandemia, o país experimentou ajustes econômicos no início deste ano, incluindo a unificação monetária e cambial, a eliminação gradual do peso equivalente ao dólar (CUC) após quase três décadas.

Os salários do setor público e os preços dos bens e serviços aumentaram acentuadamente e os subsídios diminuíram para estimular a procura de emprego.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Cada vez mais falida, Cuba amplia atividades permitidas à iniciativa privada mostrando o fracasso do socialismo

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…