Calor pode bater recorde histórico no país, com risco de morte

Calor pode bater recorde histórico no país, com risco de morte

Calor pode bater recorde histórico no país, com risco de morte.

O Brasil pode ter um novo recorde histórico de calor nesta semana. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia, nesta terça-feira (06/10), as cidades de Água Claro, em Mato Grosso do Sul, em Maringá, em Mato Grosso, alcançaram a marca de 44,6ºC.

O recorde histórico é 44,7ºC foi obtido em Bom Jesus do Piauí, em 21 de novembro de 2005.

O Inmet emitiu um alerta de “grande perigo” em razão de uma onda de calor em grande parte de Região Centro-Oeste e no estado do Tocantins. De acordo com o instituto, a onda vai até a próxima sexta-feira (09/10), teve início pouco depois do meio-dia de ontem (05).

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a risco de morte por hipertermia.

Hipertermia:

É o termo associado à elevação ou manutenção das temperaturas do corpo humano ou de outro organismo vivo a patamares capazes de comprometer, ou mesmo de colapsar seus metabolismos, levando até mesmo a morte.

Ainda de acordo com o Inmet, disse que durante este período, as temperaturas registrarão 5ºC acima da média na região.

O aviso alerta para as seguintes áreas:

Distrito Federal, Centro Sul, Nordeste, Norte, Sudeste, Sul e oeste do Tocantins.

Em caso de emergência, o Inmet recomenda que a população contate a Defesa Civil (Telefone 199). Também deve ser aumentada a ingestão de líquidos, evitar a prática de atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h e usar protetor solar.

Temperaturas de 40º C a 45ºC poderão ser registradas ainda no estados do Centro-Oeste e de até 43ºC no interior de São Paulo e de Minas Gerais. Áreas do Norte do Paraná podem registrar temperaturas em torno dos 40ºC.

Nesta terça-feira (06/10), na Região Sudeste, pode chover até à tarde e à noite para o leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro, mas na cidade do Rio não deve chover.

Também tem chance de pancadas de chuva no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira.

Na região Sul, só deve chover na Grande Curitiba e no litoral, mas com pouca intensidade. No Nordeste, chove rapidamente no litoral entre Alagoas e Rio Grande e no litoral do Maranhão.

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Calor pode bater recorde histórico no país, com risco de morte

Calor pode bater recorde histórico no país, com risco de morte
Calor pode bater recorde histórico no país, com risco de morte

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…