Caso CQC: STJ envia ao STF recurso de Bolsonaro

Caso CQC: STJ envia ao STF recurso de Bolsonaro.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai enviar ao Supremo Tribunal Federal (14) um recurso em que o presidente Jair Bolsonaro questiona a condenação a pagar R$ 150 mil em danos morais coletivos por declarações feitas no programa CQC, da TV Bandeirantes, exibido em março de 2011.

A pauta estava sendo apreciada nesta terça-feira (14), pela 3ª Turma do STJ, mesma data em que o relator despachou estabelecendo a remessa dos autos ao Supremo, com fundamento no artigo 1.031, parágrafo 2º do Código de Processo Civil.

A regra aponta que, “se o relator do recurso especial considerar prejudicial o recurso extraordinário, em decisão irrecorrível, sobrestará o julgamento e remeterá os autos ao Supremo”.

A ação foi aberta foi aberta depois que Bolsonaro deu uma entrevista em março de 2011, quando ainda era deputado federal, ao extinto programa CQC. Ao ser questionado sobre o que faria se tivesse um filho gay, ele respondeu: “Isso nem passa pela minha cabeça porque tiveram uma boa educação. Eu fui um pai presente. Então, não corro esse risco”.

À pergunta “se o convidarem para sair num desfile gay, você iria?”, Bolsonaro disse: “Não iria porque não participo de promover maus costumes, até porque acredito em Deus, tenho uma família, e a família tem que ser preservada a qualquer custo ou a nação simplesmente ruirá”.

Bolsonaro teve condenação em segunda instância, mas a defesa recorreu ao STJ. No recurso especial, os advogados alegam que as palavras e opiniões do então deputado federal eram protegidas pela inviolabilidade conferida pela Constituição às falas de parlamentares.

A indenização por danos morais foi solicitada, por meio de uma ação civil pública, por três associações em prol dos direitos das pessoas LGBT+: o Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual, o Grupo Cabo Free de Conscientização Homossexual e Combate à Homofobia e o Grupo Diversidade Niterói.

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Caso CQC: STJ envia ao STF recurso de Bolsonaro

Caso CQC: STJ envia ao STF recurso de Bolsonaro

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Notícias do Dia