Desembargadores suspeitos de vender sentenças na mira da PF

Desembargadores suspeitos de vender sentenças são alvo da PF na Bahia.

A Polícia Federal deflagrou operação, na manhã desta terça-feira (19), contra quatro desembargadores e contra 2 juízes do Tribunal de Justiça da Bahia.

No entanto, eles são suspeitos de envolvimento em um esquema de venda de decisões judiciais e grilagem de terras.

Dentre os alvos está o Presidente do TJ da Bahia, desembargador Gesivaldo Nascimento Britto.

A operação foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), a pedido da Procuradoria -Geral da República (PGR) e da PF.

O STJ também determinou o afastamento de quatro desembargadores e dois juízes do exército de seus cargos. Dentre os afastados está o Presidente Gesivaldo Britto.

Cerca de 200 policiais federais estão cumprindo 40 mandados de busca e apreensão e quatro prisões contra pessoas ligadas ao esquema.

Magistrados tiveram pedido de prisão negados.

A investigação do caso começou com suspeitas do envolvimento do presidente do TJ-BA em um esquema de grilagem de terras no oeste da Bahia, caso que também está sob apuração no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O deputado da comissão de Agricultura da Câmara, Valtenir Pereira, Em petição ao CNJ, afirmou que “mecanismos sistêmicos de grilagem (…) resultam na manipulação e inserção fraudulenta de dados nos registros públicos de terrenos rurais com vistas ao desapossamento de mais de trezentos agricultores”.

De acordo com a petição, o presidente do TJ-BA tem designado juízes para comarcas da região com o objetivo de obter decisões ilegais em prol do esquema de grilagem.

Em nota, a PGR informou que “As informações já reunidas no inquérito revelaram a existência de um esquema de corrupção praticado por uma organização criminosa integrada por magistrados e servidores do TJ-BA, advogados e produtores rurais que, juntos, atuaram na venda de decisões para legitimar terras no oeste baiano. O esquema envolve ainda o uso de laranjas e empresas para dissimular os benefícios obtidos ilicitamente”.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Desembargadores suspeitos de vender sentenças na mira da PF
Desembargadores suspeitos de vender sentenças na mira da PF

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Selecionadas Pra Você