Desmatamento na Amazônia envolve quadrilhas e ganho milionário

Desmatamento na Amazônia envolve quadrilha e ganho milionário de acordo com site O Estadão.

O desmatamento ilegal na Amazônia se insere em um conjunto de crimes que vai muito além do ambiental e envolve custos e ganhos milionários.

Corrupção, Formação de quadrilha, trabalho escravo, violência, grilagem, roubo de madeira e etc…

Investigações da força-tarefa da Amazônia, do Ministério Público Federal (MPF) demonstram que há elaboradas organizações criminosas por trás dos problemas.

Nesse cenário, as queimadas e desmatamentos são apensa a sua face mais exposta e visível.

“Não vou ignorar que existe sim o desmatamento da pobreza que é para fins de subsistências, mas o que realmente dá volume, o desmatamento de grandes proporções, que é o objeto de preocupação, é outro”, disse ao Estado o procurador Joel Bogo, no Amazonas.

“No Sul do Amazonas vimos cortes de 200, 500, 1 mil hectares de uma só vez. E isso quem faz é o fazendeiro já com rebanho considerável que quer expandir para uma área que não é dele. É o grileiro que invade uma terra pública. Não tem nada haver com pobreza”, continuou.

Vale lembrar que cada hectare equivale a um campo de futebol. O custo para fazer um desmatamento desses é alto.

Segundo ele, é de no mínimo R$ 800 por hectare, mas pode chegar a R$ 2 mil.

“Depende das condições. Se tem muitas motosserras, por exemplo, ou se usa correntão. Um trator esteira, para abrir os ramais (estradas), custa centenas de milhares de reais. Em um desmate no Acre de 180 hectares, o Ibama encontrou 35 pessoas trabalhando ao mesmo tempo. Em condições análogas à escravidão”, relata.

Acesse nosso site Jornalista Welesson Oliveira e fique sempre atualizado sobre as notícias mais importantes do Brasil e do mundo.

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Desmatamento na Amazônia envolve quadrilha e ganho milionário
Desmatamento na Amazônia envolve quadrilha e ganho milionário

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Selecionadas Pra Você