Embaixador Sondland torna impeachment de Trump quase certo na Câmara

Embaixador Sondland torna impeachment de Trump quase certo na Câmara.

O processo de impeachment contra Donald Trump ganhou contornos mais definidos com o testemunho prestado ontem por Gordon Sondland, embaixador americano perante a União Europeia (UE). No décimo-quinto depoimento no inquérito contra Trump, Sondland praticamente garantiu os argumentos jurídicos para que a Câmara determine o impeachment de Trump.

Nos EUA, impeachment não é sinônimo de deposição do presidente. Significa apenas a determinação de que ele seja sbmetido a julgamento no Senado, em virtude do que a Constituição americana descreve como “traição, suborno ou outros altos crimes e contravenções”. Para isso, basta o voto da, maioria dos 435 deputados da Câmara, hoje controlada pela oposição democrata.

Dois presidentes americanos já sofreram impeachment na Câmara – Andrew Johnson (1868) e Bill Clinton (1998) -, mas nenhum foi condenado e deposto. Mesmo que venha a ser julgado, é inverossímil que Trump venha a ser o primeiro, já que os republicanos detêm 53 das 100 cadeiras do Senado, onde a condenação exigiria o voto de dois terços, ou 67 senadores.

É difícil avaliar o impacto eleitoral do revés que Trump deverá sofrer na Câmara. O público americano continua dividido em relação ao processo: Pouco mais de 47% são favoráveis ao impeachment; pouco menos de 46% são contrários. Entre os democratas, o apoio chega a quase 83%. Entre os republicanos, não passa de 10%. Mesmo assim, o desenrolar do processo garante que o imbróglio envolvendo Trump e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, estará no centro da campanha eleitoral.

Sondland basicamente acusou Trump de solicitar suborno de Zelensky. Afirmou que agia sob “ordem expressa” de Trump ao exigir dos ucranianos, como condição para uma visita oficial de Zelensky à Casa Branca, o anúncio da abertura de investigações cujo alvo era o filho do pré-candidato democrata Joe Biden. Sondland afirmou que “seguimos as ordens do presidente”.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Embaixador Sondland torna impeachment de Trump quase certo na Câmara

Embaixador Sondland torna impeachment de Trump quase certo na Câmara

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Embaixador Sondland torna impeachment, de Trump quase certo na Câmara, Donald Trump, Embaixador Gordon Sondland, Embaixador Americano, União Europeia, Câmara,

Selecionadas Pra Você