Entra em vigor no Texas lei mais restritiva antiaborto dos EUA

Entra em vigor no Texas lei mais restritiva antiaborto dos EUA; Presidente Joe Biden reagiu prometendo ‘providências’.

Entrou em vigor nesta quarta-feira (1º), no Texas (EUA), uma lei que proíbe o aborto após seis semanas de gestação. A lei, considerada a mais restritiva já aprovada nos EUA desde a legalização da prática, na década de 1970, entrou em vigor depois que a Suprema Corte não se pronunciou em relação a um apelo de emergência, feito por clínicas do estado que realizam o procedimento.

A lei, promulgada em maio pelo governador republicano Greg Abbott, proíbe o aborto assim que for possível detectar batimentos cardíacos do feto, o que pode acontecer por volta da sexta semana de gestação. A lei não contempla exceções em casos de estupro ou incesto. No entanto, emergências médicas continuam sendo exceções.

Na solicitação de emergência para bloquear a legislação, as clínicas de serviços de aborto advertiram que a lei “reduz imediatamente e catastroficamente o acesso ao aborto no Texas, proibindo cuidados a pelo menos 85% dos pacientes”.

– Nosso Criador nos concedeu o direito à vida, e, mesmo assim, milhões de crianças perdem seu direito a viver todos os anos, devido ao aborto – disse o governador Greg Abbott na promulgação da lei.

O presidente Joe Biden não demorou a reagir ao anúncio.

– Esta lei extrema do Texas viola flagrantemente o direito constitucional estabelecido em Roe v. Wade e mantido como precedente por quase meio século – disse o democrata nesta quarta-feira.

Entra em vigor no Texas lei mais restritiva antiaborto dos EUA

– Protegeremos e defenderemos este direito – declarou Biden, deplorando uma lei que vai “complicar enormemente o acesso das mulheres aos serviços de saúde que precisam, especialmente em comunidades negras ou de menores recursos”.

A Suprema Corte ainda pode aceitar a reivindicação de organizações de defesa à prática de interrupção da gestação.

– Aproximadamente [de] 85% a 90% das pessoas que fazem um aborto no Texas estão grávidas de pelo menos seis semanas, o que significa que essa lei proibiria quase todos os abortos no estado – protestou a União Americana de Liberdades Civis (ACLU).

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Notícias do Dia