Ernesto Araujo promove guinada ideológica inédita no Itamaraty durante discurso

Ernesto Araujo promove guinada ideológica inédita no Itamaraty em seu discurso como Ministro das Relações Exteriores.

Araujo fez seu primeiro discurso como Ministro das Relações Exteriores, em 2 de janeiro de 2019, diante de uma plateia de diplomatas e embaixadores.

Ao final de sua fala, ele havia dado as pistas do tamanho da revolução ideológica que planejava promover no Itamaraty: atacou o globalismo e o Foro de São Paulo; posicionou-se contra o aborto e elogiou o escritor Olavo de Carvalho, além de saudar os regimes nacionalistas que lhe serviam de exemplo, como Estados Unidos, Israel e Hungria.

Quase um ano depois, diplomatas e acadêmicos ouvidos pela Folha afirmaram que o chanceler de Jair Bolsonaro conseguiu promover uma guinada conservadora sem precedentes no Itamaraty.

Ernesto Araujo promove guinada ideológica inédita no Itamaraty durante discurso

No entanto, esse esforço encontrou limites sempre que se chocou contra interesses de setores influentes no Brasil, entre eles o agronegócio e as Forças Armadas.

Para ficar em alguns exemplos, nos últimos meses, Ernesto instruiu a diplomacia brasileira a abandonar seu posicionamento histórico sobre o conflito palestino-israelense e se aproximar do governo de Benjamin Netanyahu.

Além disso, atendeu pleitos da bancada evangélica e determinou que a chancelaria só reconheça a expressão gênero como o sexo biológico; estabeleceu um alinhamento automático ao governo Donald Trump e abandonou o princípio de não interferência em assuntos internos de outras nações, o que ficou evidente na relação com vizinhos na América do Sul.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

ernesto-araujo-promove-guinada-ideologica-inedita-no-itamaraty-durante-discurso

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Últimas Notícias Selecionadas Pra Você