Flávio Dino e Rui Costa vão ao STF, pedir que Bolsonaro retire do Twitter post sobre repasse a Estados

Flávio Dino e Rui Costa vão ao STF, pedir que Bolsonaro retire do Twitter post sobre repasse a Estados.

Os governadores do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e da Bahia, Rui Costa (PT), ingressaram com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal), nesta quarta-feira (3), para exigir que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) retire do ar a postagem no qual listou valores que o governo federal teria repassado, em 2020, a cada estado por conta da pandemia de Covid-19.

Os governadores pedem ao Supremo que a publicação seja retirada dos perfis oficiais do presidente e também das contas da comunicação do governo federal no prazo de 24 horas e sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

No pedido ao Supremo, Dino e Costa afirmam que as publicações de Bolsonaro provocaram “significativo abalo à lealdade, à harmonia e à cooperação que deve pautar e permear a relação” do governo federal com os Estados.

“Nesta ação, pretende-se obter a remoção ou a correção de publicação enganosa realizada pela conta oficial do Twitter da Presidência da República no dia 28 de fevereiro de 2021 e replicada nas contas oficiais da comunicação do Governo Federal”, diz o documento.

Na segunda-feira (1º), 19 governadores assinaram uma carta contestando as informações publicadas por Bolsonaro sobre a transferência de recursos a estados e municípios.

Flávio Dino e Rui Costa vão ao STF, pedir que Bolsonaro retire do Twitter post sobre repasse a Estados

No documento, eles criticaram o Executivo federal por “priorizar a criação de confrontos, a construção de imagens maniqueístas e o enfraquecimento da cooperação federativa essencial aos interesses da população”.

Ao Supremo, os governadores também dizem que a “propagação de conteúdo manipulado ou inverídico afronta o próprio princípio democrático” e “põe em cheque a legitimidade dos entes públicos no desempenho de suas funções constitucionais, além de prejudicar a eficácia e o alcance de políticas públicas, sendo inquestionável o potencial de gerar danos sociais”.

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Notícias do Dia