Fundação Renova e as consequências da Tragédia: Entenda sobre as consequências da tragédia de Mariana – CONFIRA

Fundação Renova e as consequências da Tragédia: Entenda sobre as consequências da tragédia de Mariana. No ano de 2015, o Brasil se deparou com uma das maiores tragédias de sua história, a tragédia de Mariana, Minas Gerais. Em 5 de de novembro houve o rompimento da barragem de Fundão que pertencia a mineradora Samarco!

Em se tratando das perdas, foram inúmeras, desde a perda de vidas, quanto a perdas drásticas para o meio ambiente que perdurariam por décadas. Assim, visando entender um pouco melhor sobre essas perdas, leia na íntegra o artigo a seguir.

Então, entenda sobre as consequências da tragédia de Mariana! Veja!

5 de novembro de 2015 – 15h

Em 5 de novembro do ano de 2015, as 15h, um mar de lama cobriu todo o município de Bento Rodrigues em Mariana – Minas Gerais. Nesse sentido, por volta de 32 milhões de m³ rejeitos foram lançados ao meio ambiente destruindo tudo pela frente, inclusive, vidas.

Logo após o rompimento, o primeiro local atingido foi o córrego de Santarém. Depois disso, o mar de lama chegou ao Rio Gualaxo do Norte, percorrendo 55 quilômetros até seu afluente, o Rio do Carmo. Em seguida, mais 22 quilômetros e a lama encontra o Rio Doce. Dessa maneira, os rejeitos foram carregados até a foz do Rio Doce, no município de Linhares, Espírito Santo, atingindo o Oceano Atlântico.

Em todo esse percurso realizado pelos rejeitos, por volta de 663,2 quilômetros de recursos hídricos de dois estados – Minas Gerais e Espírito Santo, passando por 40 municípios -, foram atingidos, deixando uma destruição e imagem de morte por onde passava!

No entanto, vale destacar que a lama foi responsável pela perda da vida de 19 pessoas, além de centenas de hectares de matas nativas, toneladas de peixes e outros organismos aquáticos. Assim, conseguiu mudar totalmente a estrutura do ecossistema local.

Entretanto, essa mudança traria consequências drásticas não apenas para os moradores locais mas em todo Brasil, com vidas, histórias, casas, fauna e flora destruídos!

Fundação Renova e as consequências da Tragédia: Depois da tragédia de Mariana

Em 2016, uma grande quantidade de resíduos de minérios que pertenciam a barragem de Mariana, ainda estavam sendo transportados, aos poucos, em direção ao litoral do estado do Espírito Santo. Nesse sentido, de acordo com o IBAMA, a tragédia de Mariana trouxe consequências graves.

Em primeiro lugar, morte de trabalhadores da Samarco além de moradores das comunidades próximas a barragem que perderam a vida de imediato! E além disso, perda de populações inteiras que precisaram ser desalojada para outras regiões.

Também há que se falar sobre a destruição de grandes estruturas públicas e privadas como edificações, pontes e ruas inteiras que levaram casas, escolas, postos de saúde. E além disso, também houve a destruição de áreas agrícolas e pastos.

Entre as consequências, também se deu a destruição de áreas de preservação permanente e vegetação nativa de Mata Atlântica além da morte da fauna e flora e a interrupção da perca por tempo indeterminado prejudicando, inclusive, os indígenas Krenak.

Em suma, as consequências foram muito agravantes e podem durar por décadas. Inclusive, de acordo com o laudo técnico do Ibama, as alterações físico-químicas provocadas impactariam a cadeia trófica como um todo!

Fundação Renova e as consequências da Tragédia: E qual é a situação das barragens no Brasil?

De acordo com os últimos relatórios dos especialistas, o Brasil tem em média 24.092 barragens cadastradas pelos órgãos fiscalizadores, sendo que 58% delas estão regularizadas e apenas 18,7% possuem pelo uma das características descritas na Política Nacional de Segurança de Barragens

Nesse sentido, ao todo, existem pelo menos 780 barragens de rejeitos (como a de Mariana e Brumadinho) no Brasil. E além disso, no que diz respeito à segurança, 723 barragens estão classificadas como “de alto risco”, além de outras 45 estarem com a estrutura com problemas na sua estrutura!

Em resumo, é válido dizer que o uso de rejeitos para a construção da própria barragem é a forma mais utilizada no Brasil. Na prática, o custo baixo e a facilidade na construção com menor uso de energia são uma das grandes razões para isso, apesar dos pontos negativos.

Em suma, no Brasil, são registrados mais de três acidentes com barragens por ano. Ou seja, ainda há que se ter uma visão mais aprofundada e estudos para evitar que situações como Mariana e Brumadinho possam voltar a acontecer.

Confira as Últimas Notícias Sobre as Indenizações da Fundação Renova

Conheça o Canal Welesson Oliveira no Youtube

Nesse sentido, volte á Página Inicial do Site e Tenha Acesso a Uma Infinidade de Conteúdos Totalmente Gratuitos.

Conheça o Nosso Canal de Tutoriais no Youtube

#GoogleAdSense #MonetizaçãoDeSites #ÚltimasNotícias #GanharDinheiroOline #WelessonOliveira

Fundação Renova e as consequências da Tragédia: Entenda sobre as consequências da tragédia de Mariana
Fundação Renova e as consequências da Tragédia: Entenda sobre as consequências da tragédia de Mariana

Selecionadas Pra Você