General Mourão diz que há risco de racionamento de energia no país, devido a crise hídrica

General Mourão diz que há risco de racionamento de energia no país, devido a crise hídrica; Situação dos reservatórios é crítica.

O vice-presidente Hamilton Mourão admitiu, em entrevista coletiva na quarta-feira (1º), a possibilidade de “algum racionamento” de energia elétrica em decorrência da crise hídrica no país.

Questionado sobre a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de criar uma nova bandeira tarifária na conta de luz, a chamada “bandeira de escassez hídrica”, Mourão defendeu que o governo “tomou as medidas necessárias”.

– [O governo] criou uma comissão para acompanhar e tomar as decisões a tempo e a hora, no sentido de impedir que ocorra isso aí que você [repórter] colocou: que haja apagão. Agora, pode ser que tenha que ocorrer algum racionamento. O próprio ministro [de Minas e Energia] falou isso – disse Mourão.

Na noite de terça-feira (31), Bento Albuquerque voltou a falar sobre a crise energética e mudou o tom de seu último discurso. O ministro de Minas e Energia disse que a crise se agravou e pediu o esforço da população na economia de energia.

– Para aumentar a segurança energética e afastar o risco de falta de energia no horário de maior consumo, é necessário que a administração e o consumidor participem de um esforço inadiável de redução do consumo. O empenho de todos nesse processo é fundamental para atravessar com segurança o grave momento e para diminuir o custo da energia – afirmou o ministro.

A nova bandeira criada pela Aneel determina que o valor cobrado para cada 100 quilowatts-hora (kWh) passe de R$ 9,49 para R$ 14,20. A taxa será cobrada até o dia 30 de abril de 2022.

General Mourão diz que há risco de racionamento de energia no país, devido a crise hídrica

No seu pronunciamento, Bento Albuquerque disse que, devido à escassez de chuvas para abastecer os reservatórios do Centro-Sul, o país perdeu capacidade de geração hidrelétrica suficiente para abastecer uma cidade como o Rio de Janeiro, por cerca de cinco meses.

A crise é a pior nos últimos 91 anos. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), a previsão é de que os reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste, responsáveis por 70% de toda energia elétrica gerada no Brasil, cheguem a apenas 10% da capacidade em novembro. Atualmente, eles estão com 21,3% da capacidade abastecida.

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Notícias do Dia