Gilmar Mendes diz que condenações da Lava-Jato podem ser anuladas...

Gilmar Mendes diz que condenações da Lava-Jato podem ser anuladas devido à relação de Moro com o MP: “Era um tipo de chefia”

Gilmar Mendes diz que condenações da Lava-Jato podem ser anuladas devido à relação de Moro com o MP: “Era um tipo de chefia”

Para o ministro do STF, ex-juiz agia na operação “como um chefe faz com relação a seus subordinados”, o que não deveria ocorrer

Em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, o ministro Gilmar Mendes falou nesta quarta-feira (10) sobre a rejeição da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) no recurso de procuradores da Lava-Jato contra o acesso do ex-presidente Lula a mensagens apreendidas na Operação Spoofing.

Ao detalhar os motivos de sua decisão, contrária ao recurso, Gilmar Mendes afirmou que Sergio Moro atuou com parcialidade na investigação, e que as condenações da Lava-Jato podem ser anuladas devido ao comportamento do ex-juiz:

— Era um tipo de chefia, não escrita, virtual. Ele era consultado. Ele (Moro) reclamava de ações que eles (procuradores) tinham feito, como um chefe faz com relação a seus subordinados. Só que não há essa relação entre MP e juiz. Portanto, é uma nova atribuição que se estava dando ao direito — analisa o ministro.

Gilmar Mendes diz que condenações da Lava-Jato podem ser anuladas devido à relação de Moro com o MP: “Era um tipo de chefia”

O resultado do julgamento de terça-feira (9) pode pavimentar o caminho para a defesa de Lula reforçar as críticas à atuação de Moro na operação Lava-Jato e tentar derrubar, em outro julgamento, a condenação que lhe foi imposta no processo do triplex do Guarujá.

— Desde que comprovada (a parcialidade), poderá ocorrer anulação (de processos). Precisa ser olhado com muito cuidado. Eu acho que estamos diante de um grande imbróglio — opina Gilmar Mendes.

Indagado sobre se usou seu voto para constranger Sergio Moro, o ministro nega, e afirma ter outro sentimento:

— Ele é uma figura que me causa pena. Eu não sei qual desfecho as instituições darão a esse imbróglio. É muito fácil fingir que não houve nada. Como os tribunais vão explicar que tenha acontecido isso nas barbas deles? Nós todos erramos.

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…