Gilmar Mendes manda soltar empresários presos pela Operação Lava Jato no Rio

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes manda soltar empresários presos pela Operação Lava Jato no Rio de Janeiro.

O ministro do STF Gilmar Mendes concedeu habeas corpus aos empresários Miguel Iskin e Gustavo Estellita, que estavam presos desde o ano passado e investigados pela Operação OAS, Fatura Exposta III, da Lava Jato no Rio.

Miguel e Gustavo são acusados de práticas de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e peculato. O advogado Marcelo Sedlmayer afirmou que a decisão do Supremo Tribunal Federal vão de encontro ao ornamento jurídico, em claro respeito a aplicação da lei penal e a jurisprudência da Corte”.

Eles são investigados no âmbito da Operação Ressonância, um desdobramento da Lava Jato no Rio que investiga crimes de corrupção e lavagem de capitais envolvendo contratos na área da saúde, celebrados pelo Estado do Rio e pelo Instituto Traumato Ortopedia (Into).

Gilmar Mendes manda soltar empresários presos pela Operação Lava Jato no Rio

Além disso, Gilmar Mendes impôs ainda medidas alternativas a prisão, como não manter contato com outros investigados no mesmo processo, além de comparecer periodicamente à Justiça.

Segundo a PGR, “O esquema criminoso envolveu a participação de dezenas de empresas que, por meio de cartel, fraudaram, por décadas, procedimentos licitatórios, lesando a concorrência e superfaturando preços de insumos”.

A defesa dos empresários comemorou a decisão. “O Supremo reconheceu o constrangimento ilegal pelo excesso de prazo, eis que após um ano da deflagração da Operação, sequer iniciou-se instrução criminal” disse o advogado Marcelo Sedlmayer.

Acesse nosso site Jornalista Welesson Oliveira e fique sempre atualizado sobre as notícias mais importantes do Brasil e do mundo.

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Selecionadas Pra Você