Inconformados com a derrota: Esquerda aciona o STF contra ato...

Inconformados com a derrota: Esquerda aciona o STF contra ato de Arthur Lira

Inconformados com a derrota: Esquerda aciona o STF contra ato de Arthur Lira, como presidente da Câmara dos Deputados.

Na tentativa de barrar o 1º ato de Arthur Lira como presidente da Câmara, 11 partidos da Oposição anunciaram nesta terça-feira (2) que vão ao STF.

Lira anulou um ato ilegal de Rodrigo Maia ao não considerar a formação do bloco de dez partidos que apoiou Baleia Rossi.

Além de eleger o presidente, os deputados iriam definir a composição da Mesa Diretora, grupo formado por outros 6 parlamentares que participam das decisões de comando do Legislativo, desde medidas administrativas a questões políticas.

Em síntese, a decisão de Lira permite que 5 das 6 principais vagas da mesa fiquem com parlamentares do seu grupo.

Apenas o PT manteria um assento. A formação dos blocos é importante porque é com base no tamanho de cada um que é definida a distribuição dos demais cargos na Mesa Diretora.

Inconformados com a derrota: Esquerda aciona o STF contra ato de Arthur Lira

Pelos blocos autorizados por Maia, caberia ao PT, dono da maior bancada na Casa, com 54 deputados, a Primeira-Secretaria. Quem ocupasse a cadeira, ficaria responsável por gerir contratos e autorizar obras na Casa.

O partido já havia indicado a deputada Marília Arraes para a função. No bloco de Baleia, estavam, além do PT, MDB, PSDB, PSB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede. Ao todo, estas siglas reúnem 211 deputados. Lira venceu Baleia por 302 votos a 145.

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…