Lava Jato pede à Justiça para usar dados da Receita em investigações

Lava Jato pede à Justiça para usar dados da Receita em investigações, após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ter suspendido o uso dos dados.

A Operação Lava Jato tenta reverter mais uma decisão catastrófica do presidente do STF, o ministro Dias Toffoli, que resolveu suspender todas as investigações a partir dos dados do COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras e da Receita Federal.

Na época, o ministro Dias Toffoli atendeu à um pedido da defesa do senador Flávio Bolsonaro, e suspendeu um inquérito baseado em dados do COAF.

Toffoli determinou a suspensão dos processos judiciais em que dados bancários dos investigados tenham sido compartilhado por órgãos de controle sem autorização prévia do Poder Judiciário.

Flávio é investigado pelo Ministério Público do Rio (MP-RJ), no inquérito que apura o suposto desvio de dinheiro em seu antigo gabinete na Alerj (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro).

As investigações apontam que os desvios aconteceram a partir da arrecadação ilícita de parte dos salários de servidores do gabinete do então deputado estadual.

As ações atípicas teriam sido detectadas pelo COAF (Conselho de Atividades Financeiras). A defesa do senador argumentou ao STF que a investigação conduzida pelo MP do Rio teriam irregularidades porque o repasse dos dados do COAF não teria sido autorizada pela Justiça.

Lava Jato pede à Justiça para usar dados da Receita em investigações

Enquanto o plenário do STF não julga se irá manter a decisão de Toffoli que paralisou, não somente as investigações contra Flávio Bolsonaro, mas também favoreceu outras centenas de investigados, como o o próprio presidente do STF e seu colega Gilmar Mendes.

Ainda no mês passado, pelo menos duas representações para fins penais, procedimento de envio de dados com suspeita de crimes pelo Fisco a órgãos de investigação que chegaram à Força-tarefa da Lava Jato.

Nos dois casos anteriores da decisão de Toffoli, o Ministério Público Federal (MPF) encaminhou um ofício a juíza Gabriela Hardt da 13ª Vara Federal em Curitiba, solicitando autorização para se cumprir a quebra de sigilo.

Acesse nosso site Jornalista Welesson Oliveira e fique sempre atualizado sobre as notícias mais importantes do Brasil e do mundo.

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Selecionadas Pra Você