Lava Jato pede nova condenação do ex-ministro José Dirceu

Lava Jato pede nova condenação do ex-ministro José Dirceu

Lava Jato pede nova condenação do ex-ministro José Dirceu; O ex-ministro é acusado pelo Ministério Público Federal de lavar dinheiro.

Na segunda-feira 8, o Ministério Público Federal (MPF) pediu a condenação do ex-ministro José Dirceu (PT). Em um processo oriundo da Operação Lava Jato, o petista é acusado de lavar dinheiro.

Conforme as investigações, ele recebeu propina de empreiteiras para facilitar acordos com a Petrobras. A denúncia do MPF foi aceita pela Justiça Federal em fevereiro de 2018.

Até então, o ex-ministro se tornava réu pela terceira vez e já havia sido condenado por corrupção em outros processos. Contudo, Dirceu deixou a prisão em novembro de 2019 depois de obter um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal.

Na ação de ontem, também os procuradores solicitaram à Justiça a punição de Gerson Almada, ex-diretor da construtora Engevix, e do irmão dele, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva.

A denúncia

Segundo o inquérito do MPF, os valores irregulares eram em decorrência de acertos de corrupção envolvendo contratos da Petrobras, pela ascendência de Zé Dirceu sobre a Diretoria de Serviços da estatal.

No caso da Engevix, foram R$ 900 mil em pagamentos à Entrelinhas, empresa que prestou serviços de comunicação ao ex-ministro. Já a UTC pagou R$ 1,5 milhão por supostos serviços de consultoria da empresa do petista, a JD Consultoria, mas sem nenhum serviço prestado.

O processo mostra que os réus utilizaram técnicas de contrainteligência para garantir a impunidade e ainda que a análise dos fatos engloba a existência de um “cartel que se relacionava de forma espúria com diretorias da Petrobras por mecanismo de corrupção que era praticado com elevado grau de sofisticação, envolvendo a realização de acordo prévio e genérico de corrupção que posteriormente era concretizado em situações específicas com a utilização de diversos mecanismos”.

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Lava Jato pede nova condenação do ex-ministro José Dirceu

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…