Marinha diz que navio identificado pela Ufal não foi responsável por óleo na costa

Marinha diz que navio identificado pela Ufal não foi responsável por óleo na costa.

A Marinha distribuiu nota descartando a possibilidade levantada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que informou, neste domingo (17), ter identificado um navio cargueiro que teria partido da Ásia em direção à África como o responsável pelo derramamento de óleo no litoral brasileiro.

O cargueiro não está na lista das cinco embarcações apontadas pela Marinha como as principais suspeitas pelo derramamento.

A negativa foi dada com base em estudos realizados pelo Centro de Hidrografia da Marinha e pela geointeligência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com a nota da Marinha, a hipótese apresentada pelo Laboratório de Análise e Procedimentos de Imagens de Satélites (Lapis), sobre um eventual derramamento de óleo ocorrido por um navio a 26 quilômetros da costa da Paraíba, em 19 de julho, “não geraria o espalhamento de manchas que foi observado em nosso litoral, principalmente no sul do Estado da Bahia e entre o Estado do Espírito Santo”.

De acordo com a marinha, se a embarcação fosse a apontada pela universidade, o óleo apareceria no litoral bem antes do dia 30 de agosto, data do primeiro registro. A hipótese levantada pelo Lapis foi apresentada pelo coordenador do laboratório, Humberto Barbosa.

“O Ibama, por meio de geointeligência, considerou que não existe elementos científicos para afirmar que a ficção linear escura encontrada nas imagens de radar apresentadas pelo Lapis trata-se de vazamento de óleo, sendo provável que seja fenômeno natural formado pelo rastro de um navio”, prossegue nota.

Acesse nosso site Jornalista Welesson Oliveira e fique sempre atualizado sobre as notícias mais importantes do Brasil e do mundo.

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Marinha diz que navio identificado pela Ufal não foi responsável por óleo na costa

Marinha diz que navio identificado pela Ufal não foi responsável por óleo na costa

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Selecionadas Pra Você