MEC define diretrizes para volta às aulas

MEC define diretrizes para volta às aulas, mas sem data definitiva.

O Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (1º) divulgou as novas diretrizes para a volta das aulas presenciais. O uso de máscara, distanciamento social de 1,5m, estímulo a reuniões virtuais e o afastamento de profissionais que se encaixem no grupo de risco, estão incluídas.

Porém, não há uma data definida para a retoma das aulas presenciais, em todo o país, que estão suspensas desde março deste ano, devido a pandemia mundial do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação, das 69 Universidades Federais, 54 estão com atividades suspensas, 5 com atividades parciais e 10 com atividades remotas.

O documento foi elaborado para orientar as ações em universidades e instituições de ensino federais, mas também poderá ser utilizado como diretriz para elaboração de documentos semelhantes em todos os estados do país.

Segundo o MEC, as novas diretrizes foram elaboradas por uma equipe multidisciplinar, que conta com um médico pneumologista. A portaria com as diretrizes deverá ser publicada nesta quinta-feira (02), do Diário Oficial da União (DOU).

Além disso, o Ministério da Educação (MEC), anunciou na manhã desta quarta-feira (1º), o resultado da enquete para escolha de uma nova data de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. No entanto, a nova data ainda deverá ser debatida por entidades do ensino médio e superior.

A expectativa do Ministério da Educação é que, em até três semanas a data definitiva de aplicação do exame seja divulgada.

O anúncio foi feito nesta manhã, pelo Secretário-executivo do MEC, Antônio Paulo Vogel, e o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) Alexandre Lopes durante coletiva de imprensa pela manhã, em Brasília.

A realização do ENEM estava previsto para acontecer em novembro, mas, com o avanço da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e a suspensão das aulas presenciais em todos os estados do país, houve uma pressão enorme para que a prova fosse adiada.

MEC define diretrizes para volta às aulas

Entre os 5,8 milhões de inscritos no ENEM, 1.113.350 candidatos participaram da enquete – sendo 19,3% dos inscritos. Segundo Alexandre Lopes, 50% dos participantes responderam que preferem que a prova seja adiada para maio de 2021.

A data definitiva só será divulgada após ser discutida e planejada com o Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) entre outros.

“Com base na sinalização que eles querem fazer a prova em 2021, vamos conversar com representantes do ensino médio e superior para ver quando será” afirmou Lopes.

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

MEC define diretrizes para volta às aulas
MEC define diretrizes para volta às aulas

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Selecionadas Pra Você