Ministério da Agricultura emite alerta sobre nuvem de gafanhotos

Ministério da Agricultura emite alerta sobre nuvem de gafanhotos.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou, diante da ameaça da nuvem de gafanhotos atingir o Brasil, que especialistas argentinos acreditam que a praga deve seguir em direção ao Uruguai.

Entretanto, foi emitido um alerta para que as Superintendências Federais de Agricultura tomem medidas de controle da praga caso a nuvem adentre pelo país, em especial no estado do Rio Grande do Sul.

As autoridades brasileiras estão em contato permanente com argentinos, bolivianos e paraguaios por meio do Grupo Técnico de Gafanhotos do Comitê de Sanidade Vegetal (COSAVE).

O caso vem sendo acompanhado em tempo real para que se consiga minimizar os efeitos de um eventual surto no Brasil.

Esta praga está presente no Brasil desde o século XIX e causou grandes perdas às lavouras de arroz na região sul do país nas décadas de 1930 e 1940.

Desde então, tem permanecido na sua fase isolada que não causa danos às lavouras, pois não forma as chamadas nuvens de gafanhotos.

Recentemente, voltou a causar danos à agricultura na América do Sul, em sua fase gregária (formação de nuvens) – disse uma nota emitida pelo Mapa.

De acordo com o Ministério, os fatores que levaram ao fenômeno ainda estão sendo avaliados.

Acredita-se que uma das prováveis causas esteja relacionada a questões climáticas, como temperatura, índice da chuva e dinâmica dos ventos.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Ministério da Agricultura emite alerta sobre nuvem de gafanhotos

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Últimas Notícias Selecionadas Pra Você