Ministro argentino diz que Mercosul discutirá moeda única

Ministro argentino diz que Mercosul discutirá moeda única, para países que compõem o bloco.

A cúpula do Mercosul se reuniu hoje, na Argentina. Estavam presentes vários chefes de Estado, como os presidente da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Brasil.

Essa foi a 54ª cúpula do Mercosul, e a primeira do presidente Jair Bolsonaro (Brasil). Muito se discutiu em torno da moeda única para os países do bloco. O ministro da Fazenda Argentina, Nicolás Dujovne, confirmou a pauta durante reunião de hoje.

“Vamos fazer um trabalho nos países do Mercosul sobre as vantagem potenciais de uma moeda comum. [Faremos] Um estudo profundo sobre quais mudanças deveríamos fazer antes de chegar a este processo, que nos parece muito interessante” afirmou o ministro.

Nesta terça-feira (16), ao ser questionado sobre a moeda única, o ministro da Economia Paulo Guedes, teve mais cautela ao falar sobre o tema.

“Do ponto de vista objetivo, não houve nada disso ainda. O que há é uma conversa. Estamos falando de um horizonte que desembocaria em uma moeda comum, mas um horizonte mais distante” disse Guedes.

A declaração de Dujovne foi dada hoje, na reunião com ministros da Economia, presidentes de Bancos Centrais dos países que fazem parte do Mercosul.

Guedes afirmou que a “Moeda única” ajudaria a economia da Argentina. “Como a Argentina está com a inflação um pouco alta, essa convergência para uma moeda comum poderia ser mais oportuna para tentar acelerar uma movimentação desse tipo” disse.

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Selecionadas Pra Você