Ministro da Economia faz ofensiva para agilizar reformas no Congresso

Ministro da Economia faz ofensiva por reformas. A ofensiva tem sido chamada de agenda de transformação.

Paulo Guedes (Ministro da Economia), após ser alvo de ‘fogo amigo’ dentro do governo, lançou mão de mais uma cartada para tentar agilizar os avanços da reforma no Congresso.

Em uma articulação com os Presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), Guedes costura um acordo para enviar em bloco medidas que podem destravar a economia e, ao mesmo tempo, auxiliar no ajuste.

O Ministro precisará conciliar essa pauta com as medidas de curtíssimo prazo para fechar o orçamento de 2020 e também com a diretriz do Presidente Jair Bolsonaro.

O presidente vetou do dicionário de propostas do governo três termos: criação de nova CPMF, quebra da estabilidade para servidores em atividade e desobrigação de reajustar o salário mínimo pela inflação.

Ele, portanto, já avisou a equipe econômica não querer que integrantes do governo voltema esses assuntos publicamente, sobretudo o do salário mínimo.

O primeiro passo da agenda foi o acordo, alinhavado na semana passada, para promulgar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que destrava o megaleilão de petróleo do pré-sal, programado para novembro.

Com o acerto, o governo conseguirá usar os recursos da venda do petróleo excedente para fechar as contas deste ano.

A próxima etapa é passar no Congresso uma proposta que aciona mais rapidamente medidas de contenção (os chamados “gatilhos”) dos gastos previstos na Constituição, criando novos freios para as contas, como a proibição do reajuste a servidores.

Acesse nosso site Jornalista Welesson Oliveira e fique sempre atualizado sobre as notícias mais importantes do Brasil e do mundo.

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Ministro da Economia faz ofensiva para agilizar reformas no Congresso
Ministro da Economia faz ofensiva para agilizar reformas no Congresso

De acordo com o… Porque… Por quê… Além disso… Contudo… Entretanto…. Pois… Alias… Assim…

Selecionadas Pra Você