MPF defende Moro e o elogia por seguir critério não previsto em lei

MPF defende Moro e o elogia por seguir critério não previsto em lei.

O Ministério Público Federal (MPF), saiu em público neste domingo (24), para defender a atitude de Sergio Moro de divulgar conversa grampeada entre o ex-presidente Lula e a então presidente Dilma Rousseff quando ele era juiz da ‘Lava Jato‘, em março de 2016.

De acordo com os procuradores o magistrado seguiu o critério de que, quanto maior a gravidade do crime, menor a necessidade de sigilo do processo. Tal critério não tem nenhuma base em lei.

A alegação de que a gravidade dos crimes justifica a divulgação é facilmente rebatida. Na época do grampo, Lula ainda era investigado e não tinha sido condenado por nenhuma acusação. Como o processo estava em fase de inquérito, Sergio Moro tinha acesso somente à versão da acusação, já que a defesa não pôde se manifestar nessa etapa.

O critério da gravidade só pode ser atestado pelo ponto de vista da acusação, mas o juiz não pode abraçá-lo sem reservas.

Esta manifestação do MPF foi divulgada depois que mensagens vazadas de procuradores do Ministério Público Federal mostraram que, em março de 2016, a força-tarefa encomendou uma pesquisa para aprovar que o então juiz Sergio Moro agiu de forma padrão ao vazar os áudios de Lula e Dilma Rousseff. No entanto, o levantamento não saiu como esperado: os procuradores descobriram que Moro raramente levantava o sigilo dos investigados.

A história foi revelada neste domingo (24) em reportagem em conjunto entre Folha de S.Paulo e The Intercept Brasil. Momentos depois do texto ser publicado, o MPF saiu em defesa contundente de Sergio Moro.

Em nota, o MPF justifica a conduta do ministro e diz que as decisões do juiz “seguiram um princípio claro: quanto maior a gravidade dos fatos, menor o grau de sigilo. A decisão no caso envolvendo o ex-presidente Lula seguiu esse mesmo princípio, sendo devidamente fundamentada”.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

MPF defende Moro e o elogia por seguir critério não previsto em lei

MPF defende Moro e o elogia por seguir critério não previsto em lei

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Selecionadas Pra Você