OCDE alerta sobre o grande risco de retrocesso no combate à corrupção no Brasil

Missão da OCDE alerta sobre o grande risco de retrocesso no combate à corrupção no Brasil.

Um grupo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) manifestou grande preocupação com a aprovação da lei de abuso de autoridade e com a decisão do presidente do STF, Dias Toffoli que suspendeu investigações que usem dados de órgãos de controle, como a Receita Federal e o Coaf.

De acordo com o grupo de trabalho da OCDE, essas medidas tomadas recentemente podem significar um grande retrocesso nos esforços do Brasil em tentar acabar com a corrupção no país.

“O grupo de trabalho tem continuamente alertado o Brasil, desde 2016, sobre os riscos colados pelas tentativas de ampliar a definição sobre o que constituiria abuso de autoridade por parte de juízes e promotores” afirmou o grupo da OCDE.

Segundo a organização, ‘apesar das advertências, a lei que trata do abuso de autoridade, “caracterizada por conceitos vagos” entrará em vigor em 2020.

Além disso, o grupo manifesta preocupação que, “na sequência de decisões liminares do STF, as limitações à utilização de relatórios da Unidade de Inteligência Financeira [antigo Coaf], da Receita Federal e de outros órgãos administrativos em investigações criminais possam prejudicar seriamente a capacidade do Brasil de detectar de combater de maneira eficaz a corrupção”.

Por fim, “Isso combinado com outras ações do STF e do Tribunal de Contas da União que possam afetar os casos já concluídos de corrupção de funcionários públicos estrangeiros, pode constituir um sério retrocesso na exemplar luta brasileira contra a corrupção”.

Acesse nosso site Jornalista Welesson Oliveira e fique sempre atualizado sobre as notícias mais importantes do Brasil e do mundo.

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

OCDE alerta sobre o grande risco de retrocesso no combate à corrupção no Brasil
OCDE alerta sobre o grande risco de retrocesso no combate à corrupção no Brasil

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Selecionadas Pra Você