PEC do Voto Impresso: Caso eleito, Arthur Lira pode levar

PEC do Voto Impresso: Caso eleito, Arthur Lira pode levar proposta ao plenário

PEC do Voto Impresso: Caso eleito, Arthur Lira pode levar proposta ao plenário da Câmara dos Deputados.

A volta do voto impresso, para auditar o resultado das urnas eletrônicas, é um desejo do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (Sem Partido).

Mas, para se tornar realidade nas eleições de 2022, o tema precisa de apoio na Câmara dos Deputados. Os dois principais candidatos à presidência da Casa– Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP) – divergem em relação a pautar a matéria e deixar que o plenário decida sobre o tema.

Há aliados de ambos os candidatos que se posicionam favoravelmente e contra a proposta que é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro.

Com Arthur Lira, a probabilidade de o debate prosperar é maior. O Candidato de Bolsonaro ao comando da Câmara, o líder do Centrão se comprometeu com deputados a dar andamento à proposta.

Baleia Rossi rechaça a ideia de levar para plenário a PEC do voto impresso.

O repórter autor do texto jamais procurou o deputado ou a assessoria para tratar do tema. Para Baleia Rossi, “não é correto lançar suspeições sobre nosso sistema eleitoral. Nesses termos, não há clima para essa discussão agora”, explica em nota enviada pela assessoria de imprensa.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Baleia lembrou que, em 2015, se posicionou favoravelmente ao voto impresso na votação de um projeto que tratava do mesmo tema. Para ele, “para haver algum tipo de checagem, você pode ter essa discussão”.

Atualmente, tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/2019, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), que propõe a auditagem da votação por meio de uma urna híbrida: os eleitores votam na urna eletrônica, mas o equipamento imprime o voto, que é depositado numa urna convencional após conferência do eleitor.

PEC do Voto Impresso: Caso eleito, Arthur Lira pode levar proposta ao plenário

Bia Kicis já traçou uma estratégia para conseguir romper a resistência ao projeto: acabar com o discurso de que há fraude nas eleições realizadas com as urnas eletrônicas.

“Não falo de fraude e não quero tocar nisso [com os deputados], diz Bia Kicis.

Segundo Bia, “A urna eletrônica é boa, facilita muito. E é claro que pode ter fraudes em qualquer tipo de sistema eleitoral. Mas não é sobre isso que eu tenho abordado [nas conversas com outros deputados]. Se não, vira bate-boca. Uns falam que têm [fraude], outros que não. Então, prefiro focar na transparência das eleições.”

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…