Vagas

Vaga de Emprego

Vagas e Oportunidades

Emprego Detran

Qual a melhor forma de pagar o IPVA: à vista ou parcelado?

Qual a melhor forma de pagar o IPVA: à vista ou parcelado?

O que é IPVA?
IPVA é a sigla para imposto sobre a propriedade de veículos motorizados. É um imposto cobrado anualmente pelo governo do estado.

Sua origem remonta a 1986, quando substituiu o imposto único de circulação (TRU). Assim, o valor é cobrado de todas as pessoas que possuem algum tipo de veículo.

Além disso, o TRU era um encargo usado para pagar a infraestrutura de transporte do país. Porém, o IPVA não tem mais essa função e seu valor é distribuído entre os governos estadual, municipal e federal para utilização conforme orçamento.

Qual é o valor desse imposto?
O valor do IPVA depende do valor de mercado do seu veículo e de sua categoria. A alíquota varia de acordo com o estado, variando entre 1% e 4% do valor de mercado.

Por exemplo, em São Paulo, a alíquota para automóveis será de 4%. Outro exemplo, no Rio de Janeiro, as motocicletas pagarão 2% de IPVA.

No entanto, os veículos com mais de 20 anos estão isentos. Táxis, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus urbanos também estão isentos desse imposto.

Pagar à vista ou parcelado? Primeiro, o IPVA, quando pago à vista, costuma ter um desconto de 3%. Esse percentual pode variar de estado para estado, portanto, verifique as regras do seu país de residência.

Imposto

A educadora financeira Teresa Tarya comenta alguns aspectos que devemos levar em consideração na hora de decidir se devemos pagar o IPVA à vista ou parcelado. Entre eles, você precisa saber seu orçamento. Portanto, entenda se suas contas deste mês e além estão inchadas devido à temporada de férias.

Se estiver cheio de boletos para pagar, pode ser melhor pagar em dinheiro para não acumular mais boletos.

No entanto, se você não tiver uma reserva financeira, é melhor não pagar em dinheiro, pois será uma grande quantia necessária em caso de emergência.

Além disso, para Miguel de Oliveira, administrador executivo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, vale muito mais a pena pagar o IPVA em dinheiro, se tiver esse valor.

De qualquer forma, se você tiver dinheiro, pague à vista aproveitando o desconto. Instale caso não tenha reserva financeira ou tenha muita despesa no início do ano.

Cartão de Crédito

Como parcelar o IPVA no cartão?
Parcelar o IPVA no cartão é fácil. Basta encontrar uma mensagem autorizada pelo Denatran em seu estado. Para saber quais são as empresas, visite o site do Denatran de onde você mora.

Em seguida, acesse o site ou vá até o posto de gasolina da empresa credenciada para escolher a quantidade de parcelas e efetuar o pagamento.

Em São Paulo, as empresas são: Vamos Parcelar, PinPag, Taki e ParceleNaHora. Por exemplo, na Vamos Parcelar você pode saldar suas dívidas via WhatsApp!
Além disso, os termos de pagamento do IPVA variam em cada estado. Então você precisa pesquisar o número de parcelas, datas de vencimento e descontos disponíveis onde você mora.

Por exemplo, em São Paulo, os caminhões poderão acertar 3 vezes nos meses de março, junho e setembro. No mapa, você pode dividir qualquer veículo 12 vezes.

Portanto, é importante que você pesquise quais regras funcionam em seu estado.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Qual a melhor forma de pagar o IPVA: à vista ou parcelado?

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…