STF decide que Receita pode compartilhar dados fiscais sigilosos com o MP

STF decide que Receita pode compartilhar dados fiscais sigilosos com o MP, nesta quinta-feira (28).

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 9 votos a 2, autorizar o compartilhamento pela Receita Federal – sem necessidade de autorização judicial – de informações bancárias e sigilosas com o Ministério Público e as Polícias – essas informações incluem extratos bancários e declarações de Imposto de Renda de contribuintes investigados.

Com relação ao compartilhamento de dados do antigo COAF (atual Unidade) de Inteligência Financeira, UIF), também houve maioria no julgamento a favor de permitir o compartilhamento.

O julgamento, que se iniciou na semana passada, foi retomado na tarde desta quinta-feira.Foram cinco sessões de julgamento.

Os ministros se reuniram para decidir quais seriam os limites a esse compartilhamento, ou seja, que tipo de documento poderá ser compartilhado e em quais situações o compartilhamento exigiria autorização judicial.

STF decide que Receita pode compartilhar dados fiscais sigilosos com o MP

Nesta quinta-feira, o tribunal decidiu autorizar o compartilhamento de informações detalhadas (extratos bancários e declaração de Imposto de Renda, por exemplo), no caso específico da Receita.

Mas, em razão do horário, a sessão foi encerrada, e o julgamento deve ser retomado na próxima quarta-feira (4) para a definição de uma regra de como isso será feito.

Celso de Mello defende o envio de dados sigilosos da Receita exige aval da Justiça, mas afirma que considera legítimo o compartilhamento dos relatórios da UIF com o MP.

O ministro afirma que a própria Constituição determina que a administração tributária deve respeitar os direitos dos contribuintes e acrescenta que não são absolutos os poderes dos agentes estatais.

“Os poderes do Estado encontram nos direitos individuais limites intransponíveis cujo desrespeito pode caracterizar até mesmo um ilícito constitucional. Daí a necessidade de rememorar sempre a função tutelar do Judiciário para neutralizar eventuais abusos de entidades governamentais.”

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

STF decide que Receita pode compartilhar dados fiscais sigilosos com o MP
STF decide que Receita pode compartilhar dados fiscais sigilosos com o MP

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Selecionadas Pra Você