Tese indígena contra o marco temporal causa insegurança jurídica, alega AGU ao STF

Tese indígena contra o marco temporal causa insegurança jurídica, alega AGU ao STF; Dispositivo foi criada pela Corte em 2009, com a finalidade de garantir critérios de requisição para demarcação de terras.

A Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu no Supremo Tribunal Federal (STF) a manutenção do marco temporal. Segundo a AGU, uma decisão contra o dispositivo legal e a favor da tese indigenista vai provocar insegurança jurídica. A Corte retoma a análise do tema nesta quinta-feira, 2.

Caso o STF decida pela derrubada do marco, indígenas poderão reivindicar terras que supostamente pertenceram-lhes antes da promulgação da Constituição de 1988, o que não ocorre hoje com o marco temporal.

“É de todo prudente aguardar o trâmite parlamentar”, salientou o AGU, Bruno Bianco.

“O relatório busca consolidar em lei o entendimento amplamente majoritário em garantia da segurança jurídica”, argumentou Bianco, na sessão de ontem, interrompida em razão do horário. O marco temporal foi criado em 2009 pelo próprio STF como critério para garantir a posse de áreas para os índios.

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Tese indígena contra o marco temporal causa insegurança jurídica, alega AGU ao STF

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

Notícias do Dia