TJ-SP permite retirada de sobrenome paterno...Confira!

TJ-SP permite retirada de sobrenome paterno por abandono afetivo e material

TJ-SP permite retirada de sobrenome paterno por abandono afetivo e material.

O princípio da invariância dos nomes não é absoluto no ordenamento jurídico brasileiro. Diante disso, a Terceira Vara Privada da Vara de São Paulo autorizou uma mulher a isentar o sobrenome do pai para abandono emocional e material.

Ela alegou no tribunal que manter seu sobrenome traria constrangimento e dor, e violou os direitos constitucionais de personalidade e dignidade. A ação foi julgada improcedente em determinado momento, mas a pena foi revisada pelo TJ-SP.

O relator Donegá Morandini, o desembargador Donegá Morandini, afirmou que está comprovado que o vínculo afetivo entre os pais foi rompido.

Ele disse: “Embora o próprio recorrente afirme criar bem sua filha e queira estar mais perto, ele acredita que saiu desde 2014 devido a um desacordo profissional central com a mãe do recorrente, o que confirma o recurso. O esboço factual. “.

Morandini também destacou um laudo psicológico anexado ao processo, que comprovou a dor e o constrangimento que a filha sofreu ao manter o sobrenome do pai.

Portanto, ele acredita que, neste caso, a exclusão do sobrenome é uma “medida pertinente”:

“De acordo com o artigo 16 da Lei Civil, são permitidas alterações especiais no nome para garantir a proteção do recorrente”.

Ainda de acordo com o Relator, neste caso, a exclusão do sobrenome não prejudicaria os direitos de terceiros, pois não há registro de processo civil ou penal em nome do autor, e não há inscrição no local do manifestante. Residencial. A decisão é unânime.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

TJ-SP permite retirada de sobrenome paterno por abandono afetivo e material

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…