Vacinas AstraZeneca/Oxford renderam doses...Confira!

Vacinas AstraZeneca/Oxford renderam doses extras com uso de seringas de alta eficiência no PI

Vacinas AstraZeneca/Oxford renderam doses extras com uso de seringas de alta eficiência no PI.

Em alguns municípios do Piauí, o número de pessoas que receberam a primeira dose da vacina desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Oxford, contra a Covid-19, foi superior ao número de doses enviadas para essas cidades. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), isso se deve ao uso de seringas e agulhas altamente eficazes.

O chefe da Atenção Básica e Municipal do órgão, Herlon Guimarães, explicou que a dose extra é dada porque há diferença entre os tipos de seringas utilizadas.

As ampolas de imunização foram desenvolvidas para uso com seringas comuns, que retêm uma quantidade maior de “volume morto”.

Volume morto é o líquido que permanece na seringa, retido no espaço entre o cilindro contendo a vacina e a agulha, após a aplicação.

Oxford

Nas seringas comuns, em média, 3% da quantidade da vacina fica neste espaço. Nas seringas de baixo volume morto mais eficazes, essa perda é muito menor, apenas 0,3%.

A diferença está no formato da seringa e do êmbolo, a parte que empurra a vacina para fora.

‘No momento do envase, as indústrias consideram o volume dessas seringas que mais se acumula”, diz o gerente.

Segundo Guimarães, cada frasco da vacina Astrazeneca/Oxford contém 5 ml do imunizante, o suficiente para dez doses (cada dose contém 0,5 ml).

No entanto, quando os aplicadores usam apenas seringas de baixo volume, uma ou duas doses “extras” podem ser usadas.

Por isso, em Picos, Pavussu e Dom Inocêncio, o número de pessoas que receberam a primeira dose da vacina foi superior ao número de doses recebidas.

Em Picos, por exemplo, nove pessoas foram vacinadas a mais do que o esperado. Em Pavussu, outra pessoa foi vacinada e duas no Dom Inocêncio.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Visite Nosso Site “Periquito Esporte e Notícias

Vacinas AstraZeneca/Oxford renderam doses extras com uso de seringas de alta eficiência no PI

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…